Está chegando a hora da largada da temporada nacional e internacional de Adestramento no país. Com a proximidade dos Jogos Rio 2016 serão realizados três Internacionais, válidos com qualificativas olímpicas todos na Sociedade Hípica Paulista: entre 17 e 20 de março, 12 e 15 de maio, finalmente, entre 2 e 5 de junho. Nas três ocasiões, Mariette Whitages, treinadora da equipe brasileira de Adestramento, vai observar o grupo e ministrar clínicas. Paralelamente serão disputados Nacionais de Adestramento e a terceira seletiva ainda acontece concomitantemente com Brasileiro de Cavalos Novos. Whitages também está acompanhado os cavaleiros e amazonas, candidatos a uma vaga no Time Brasil, no Exterior.
Estão convidados para julgar as seletivas olímpicas no Brasil os juízes 5* Katrina Wuest (ALE), Ghislain Fouarge (FRA) Leif Tornblad (DIN), Lib McMullen (CAN), Stephen Clark (GBR), juiz na Olimpiada de Londres onde foi presidente e também Rio de Janeiro, e Maribel Alonso (MEX)., presidente do júri nos Jogos Rio 2016.
Temporada intensa de adestramento marca o 1º semestre de 2016, ano dos Jogos Rio 2016, a primeira Olimpíada na América do Sul
A partir de 1 de março entram em vigor no Brasil as novas reprises da FEI, atualizadas em 2015 e usadas em toda a América, e também o novo Regulamento de Adestramento da CBH. "Isso é muito importante pois todo o continente americano está unificado nas exigências e forma de evolução do trabalho. Buscou-se alinhar o regulamento o máximo possível com o regulamento da FEI para que todos tenham maior clareza das regras e também adequar o nosso regulamento as exigências e particularidades do país.", destaca a juiza Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Sandra apontou as principais mudanças. "Entre as mudanças está a obrigatoriedade do uso de capacete para todas as categorias, conforme legislação vigente , independentemente da idade. Para algumas categorias também obrigatório o uso do capacete na inspeção veterinária, conforme exigência FEI. Também houve mudança na dedução de erros de algumas categorias e a CBH atualizou seu regulamento conforme o regulamento FEI e também houve mudanças na forma de julgamento do freestyle. Todo nosso regulamento foi atualizado no sentido de alinhar-se com o regulamento da FEI", resumiu a dirigente e juiza.
A disputa pela vaga no Time Brasil de Adestramento na primeira Olimpíada da América do Sul está acirrada. Entre os interessados em atividade no país estão Leandro Silva, Sarah Waddell, Jorge Ferreira da Rocha, João Paulo dos Santos, Edneu Senhorini, os jovens talentos Giovanna Pass e Gabriela Fischer. Já entre os nomes cotados no Exterior estão os quatro irmãos Tavares de Almeida - Luiza, Pedro, Manuel e Thaissa, os irmãos João e Antonio Oliva, Pia Aragão, Rogério Clementino, Renata Rabelo Costa, Samira Uemura, entre outros.
O Projeto da CBH junto ao Ministério do Esporte tem como objetivo a preparação e estruturação das seleções brasileiras permanentes de Adestramento, Concurso Completo de Equitação (CCE) e Salto, visando os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Consulte o programa do CDI entre 17 e 20 de março
Calendário Adestramento CBH 2016 (versão 19/2)
Regulamento Adestramento CBH 2016 (aguarde link para dowload)
Fonte: CBH - C.May com img de arquivo Luis Ruas