No último sábado, 26/3, os quatro irmãos Tavares de Almeida – Thaisa, Luiza, Manuel e Pedro – representaram o Brasil no Grand Prix do CDI3* Stadl Paura, na Áustria. A medalhista pan-americana e amazona olímpica Luiza registrou índice de qualificação olímpica (mínimo de 64%), o terceiro montando Vendaval 4 (66.440%). Já Pedro Almeida com Xaparro do Vouga, conjunto atual Campeão Brasileiro Sênior Top, de volta ao circuito circuito europeu, alcançou seu 1º índice (65.400%).Manuel montando Aoleo e Thaisa com Toleirão da Broa, que acabam de chegar ao circuito europeu na temporada 2016, não alcançaram o índice, mas continuam em busca da vaga olímpica.
Luiza, que integrou a equipe medalha de bronze no Pan Rio 2007 e defendeu o Brasil nas Olimpíadas 2008 e 2012, em ensaio fotográfico com Vendaval 4 ; img: Christiana Louise Photography - reprodução facebook
Luiza Tavares de Almeida soma quatro índices: três com Vendaval 4 e um montando Viheste. No último internacional do Brasil, Grand Prix disputado em 18/3, Giovana Pass com Zingaro de Lyw, Leandro Silva com Di Caprio e Sarah Waddell com Quixote Arco Polo Z registraram o primeiro índice olímpico. Entre os cavaleiros em atividade no país, também buscam a qualificação olímpica João Paulo dos Santos, integrante do Time Brasil medalha de bronze no Pan 2015, o cavaleiro olímpico Jorge Ferreira da Rocha, a premiada amazona Pia Aragão, e Mauro Pereira Junior.
Manuel, Pedro e Luiza em entrevista para TV Globo na Hípica Paulista ; img: reprodução facebook
Além dos quatro irmãos Almeida, os nomes cotados no Exterior são João Victor Oliva, campeão sul-americano 2014 e medalha de bronze por equipe no Pan 2015 que já tem índice com três montarias, Rogério Clementino e Renata Rabelo Costa, ambos medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2007, Samira Uemura, Waldemar Mattei e Maciel-Dum Nascimento.
C.May com infos CBH e Rute Araújo