O pódio do Grand Prix do CDI3*Brno, na República Tcheca, com os irmãos Tavares de Almeida – Luiza, Pedro e Manuel, foi verde amarelo nessa sexta-feira, 17/6. A disputa foi válida como qualificativa olímpica e todos os três garantiram mais um índice olímpico (mínimo de 64% de aproveitamento) junto aos juízes de nível olímpico e na média final.
Pedro montando Xaparro do Vouga foi 2º colocado com a média final de 67.760% de aproveitamento. Luiza com Vendaval alcançou 67.180% e ficou em 3º lugar. Pedro voltou ao picadeiro montando Aoleo registrando 66.740%. Manuel com Viheste fez 66.340% e ocupou a 5ª colocação.
Pedro, Luiza e Manuel a postos na República Tcheca
Participaram da disputa 16 conjuntos e a vitória foi de Sascha Schulz com Wito Corleon 2, 69,780%, por Luxemburgo. O julgamento esteve a cargo de Jean-Michel Roudier, Eddie de Wolff van Westerrode, ambos olímpicos, Peter Holler, Simona Ing. Fialová e Thomas Lang.
No balanço dos índices dos irmãos rumo aos Jogos do Rio 2016, o CDI3* Brno foi o que rendeu os índices mais altos para três conjuntos: Luiza e Vendaval, que agora somam sete índices. Pedro e Xaparro que chegam a seis índices e Pedro e Aoleo que somam dois índices. Manuel Neto e Viheste agora têm cinco índices. Nesse sábado, o grupo disputa o GP Special.
Além de Luiza, Pedro e Manuel, a primogênita Thaissa Almeida também está tecnicamente qualificada para os Jogos Rio 2016. Outro forte conjunto para defender o Brasil é João Victor Oliva que também está em atividade no circuito europeu. Já no Brasil outros três atletas estão qualificados: Giovana Pass, Sarah Waddell e Leandro Silva. A equipe – quatro titular e um reserva – será anunciada em 18 de julho.
Com as fontes SHP e Rute Araújo