A participação na Final do Fei Children’s International Classics 2016 da amazona paulista Lys Katherine Park Kang, vencedora da seletiva brasileira série Gold FEI Children realizada na Hípica Paulista em 23/10, está confirmada. Entre 24 de 29 de janeiro, em Guadalajara, no México, os 16 melhores estrangeiros das seletivas - 10 melhores colocados da seletivas Gold (máximo de 2 concorrentes por pais) e o vencedor da Gold Tour em cada grupo da FEI que já não esteja representando entre os top 10 - e outros 16 conjuntos mexicanos concorrem ao título de campeão. A disputa é aberta a cavaleiros e amazonas de 12 a 14 anos (incluindo aqueles que possam ter ultrapassado a faixa etária agora em janeiro de 2017) . A cada ano, atletas estrangeiros competem com cavalos emprestados pelos jovens concorrentes do país anfitrião e designados via sorteio.
Lys Kang comemorando a sua vitória na seletiva brasileira FEI Children em outubro de 2016 na Hípica Paulista; img: CM
Lys, 14, que treina com Everaldo Mendes, o Careca, no Centro Hípico Granja Viana na região metropolitana de São Paulo, já tem experiência internacional. “Fui duas vezes prata por equipes sul americana na categoria Mirim (2015 e 2016), 3º lugar individual e por equipes na Copa das Nações em Wellington (EUA)”, contou Lys, campeã paulista Mirim 2016, ao vencer a seletiva brasileira. A amazona viaja acompanhada pelos familiares e instrutor.
Histórico brasileiro na competição
Em 2013 a final FEI Children foi em Brasília e teve Brasil no placar com Paulo Roberto Brasileiro de Miranda, medalha de prata e Filipe Baratella Risi, bronze. Em janeiro de 2012, a Final 2011 do Fei Children´s International Jumping foi em Hong Kong e teve como campeã a brasileira Sarah Vasconcellos, também ouro por equipes. Em 2002 a final também foi na capital brasileira e o pódio foi 100% verde amarelo: Maira Machado Pinheiro, ouro, Fabio Genes, prata, Fernando Pasmanick Schilis, bronze. Em 2003, no Canadá, Fabio Genes honrou o Brasil com a medalha ouro.
Veja a lista de cavaleiros estrangeiros divulgada pela FEI (atualizada em 19/1). Em 19/1, a FEI confirmou a participação de uma segunda brasileira Rafaela Dias, vice-campeã da seletiva brasileira.
Emilia Demattei - Argentina
Rafaela Dias Mello - Brasil
Lys Katherine Park Kang - Brasil
Jade Fowler - Canadá
Jenna Lee Gottschlich - Canadá
Maria José Granados Gonzalez - Colômbia
Manon Gilles - França
Lilli Collee - Alemanha
Janne Visscher - Alemanha
Emiliano Gonzalez Lopez - Guatemala
Kaho Okada - Japão
Sofija Salatkaite - Lituania
Sophie Townsend - Nova Zelândia
Emma Watson - Nova Zelândia
Simone Nish - África do Sul
Acesse as informações completas no site FEI - clique aqui.
CBH com infos FEI; img: CMay