guabi620

guabi180

App CBH

No final de semana, entre 9 e 12/11, a caravana do Adestramento tem encontro marcado no Concurso Internacional, Nacional e, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro, inclusive, de Cavalos Novos, Taça Brasil e Desafio Brasil, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. Indo de encontro às melhores expectativas estão previstos cerca de 70 conjuntos nas séries Nacionais e 10 nas Internacionais com cavaleiros e amazonas provenientes de São Paulo, Regimento Nove de Julho de SP, Rio Grande do Sul e, é claro, forte participação do Rio de Janeiro, inclusive Escola de Equitação do Exército e Círculo Militar de Polo. 

A série Internacional Big Tour (nível máximo) é válida como etapa qualificativa para os Jogos Equestres  Mundiais 2018, em Tryon, EUA, e a Internacional Small Tour vale como observatória para os Jogos Sul Americanos 2018, em Cochabamba na Bolívia, porém as provas das três modalidades do hipismo devem ser em outro local a ser oficialmente confirmado em breve. 

giovana pass01 cbh 650

Giovana Pass e Zingaro de Lyw, dupla que defendeu o Brasil na Rio 2016, em ação na Hípica Paulista; img: Luis Ruas

Competem na Big Tour, os integrantes do Time Brasil na Rio 2016 Giovana Pass com Zingaro de Lyw, e Pedro Tavares de Almeida com sua nova montaria Aoleo, o cavaleiro que defendeu o país em Pequim 2008 Leandro Silva com Dicaprio, dupla integrante do Time Brasil medalha de bronze e 6º no Pan 2015, e Mauro Pereira Junior montando Banzai AMM. O índice mínimo de qualificação exigido pela Federação Equestre Internacional (FEI) é de 66% na nota média final e de um juiz oficial de nível 5*. 

pedro almeida550

Pedro Almeida em treino com sua nova montaria Aoleo no início de novembro; img: Wilson Spinardi

Até o momento, já atingiram este resultado Giovana Pass/Zíngaro de Lyw e João Victor Marcari Oliva/Xamã dos Pinhais, atleta que soma cinco índices obtidos no circuito europeu. Leandro Silva com Dicaprio tem um índice conquistado no Internacional na Hípica Paulista em final de junho.

leandro dicaprio cbh650

Leandro e Di Caprio durante Internacional de Adestramento na Hípica Paulista na temporada 2017; img: Erica Costa

Já na Small Tour tem cinco conjuntos a postos: a amazona de três Olimpíadas Luisa Almeida,  medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2017, com sua nova montaria Baluarte, Mauro Pereira Junior montando Don Enrico AMM que vem com excelentes resultados nessa série, Gabriel Braga com Laurentio, Cristiano Augusto com Good Boy AMM, Rodrigo Evangelista faz sua estreia com Colosso do Azeredo na série.  

luiza almeida baluarte650

Luiza e Baluarte em treino na Hípica Paulista no início desse mês de novembro ; img: Wilson Spinardi

"Ano passo tivemos 62 conjuntos no Brasileiro e agora no momento estamos computando 67. É bacana a gente ter mantido uma mesma média", destaca Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo, e integrante do juri ao lado holandês Eddy de Wolf, juíz de nível olímpico 5*, Mercedes Campdera, México, Max Piraino Lyon, Chile, Cesar Lopardo Grana, Argentina, e a juiza top brasileira Claudia Mesquita. 

"Todos os cavaleiros e amazonas da série Internacional vêm de São Paulo. Para eles também é importante os cavalos fazerem uma viagem, se ambientar em cocheiras diferentes e o conjunto competir em outro ambiente testando as reações. E, sem dúvida, o comitê organizador no Rio de Janeiro está fazendo um bom trabalho e não está medindo esforços para fazer uma festa bonita", acrescenta Sandra. 

pista rio shb arquivo

A pista Roberto Marinho durante evento de adestramento no ano de 2011 

Outra novidade é a realização do Campeonato Brasileiro de Cavalos Novos no final do ano. "A idade hípica dos cavalos virava em agosto - então o campeonato era realizado em junho / julho. Agora, a exemplo do que acontece no regulamento CBH dos Cavalos Novos na modalidade Salto, estamos dando seis meses de carência e os cavalos podemo seguir competindo nas provas específicas de uma mesma idade durante todo o ano", explica Sandra. "Depois do Brasileiro, em 17/11, na Hípica Paulista, ainda temos uma clínica com treinadora Mariette Whitages, voltada aos competidores candidatos a uma vaga nos Jogos Equestres Mundiais e Sul-americanos."  

Destaque também para participação de diversos jovens talentos como Clara Almeida, 12, campeã carioca de Adestramento na categoria Mirim (12 a 14 anos), e a amazona paulista Victoria Baptista de Oliveira, campeã brasileira Mirim 2016. “Claro que eu quero ganhar e ter o título de campeã, mas o mais importante mesmo para mim é ir bem”, afirma Clara, de 12 anos. 

Rodolpho Figueira de Mello, presidente da Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), também falou da importância do concurso. “Estamos trazendo ao Rio a crème de la crème do Adestramento brasileiro, com vários atletas olímpicos e campeões pan-americanos. Ao mesmo tempo serão promovidas competições para iniciantes da modalidade, proporcionando uma integração inteligente e saudável entre os super stars e os debutantes.”

Data: de 9 a 12 de novembro, a partir das 9h
Local: Sociedade Hípica Brasileira, Av. Borges de Medeiros, 2448, Lagoa, Rio de Janeiro, RJ
Ingressos: Entrada franca

Fonte: Imprensa CBH com colaboração Apar Comunicação ; fotos: Wilson Spinardi, Luis Ruas, Erica Costa e arquivo  

               novo logo cob 75                              ministerioesp227 2017              seloLeiIncentivoVertical 72

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150 / Fax: (21) 2277-9165

© Copyright 2010 - 2017   |   Todos os direitos reservados   |   Produzido por Magoo Digital