Equipe brasileira estreia nesta quinta-feira, 22/11, no CDI – Concurso de Dressage Internacional (CDI) no Club Hípico Argentino em Buenos Aires. Com time formado por Yara do Amaral Fernandes montando Dileto HI, Mauro Pereira da Silva Jr com Don Enrico AMM, João Paulo dos Santos montando Cathargo Comando SN e Victor Trielli Ávila com Al Pacino Comando SN, o Brasil busca por uma vaga para o país no Pan de Lima 2019 que, por sua vez, qualifica os dois melhores países para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Hoje todos os cavalos da equipe foram aprovados na inspeção veterinária.
A equipe reunida na Hípica Paulista às vésperas do embarque para Argentina: João Paulo Santos, a chefe de equipe Sandra Smith de Oliveira Martins, Mauro Pereira Jr, Yara Amaral Fernandes e Victor Trielli Ávila
A disputa por equipes é definida em duas provas e a soma dos três melhores resultados define o pódio. O primeiro desafio é a reprise St. George, dia 22, e segue na sexta-feira, 23, com a reprise ntermediária I. O Brasil precisa se posicionar entre os três primeiros colocados para carimbar o passaporte para o Pan de Lima. No sábado, 24, rola o Freestyle Inter I para os 15 melhores conjuntos. Sandra Smith de Oliveira Martins, juiza internacional 4* e diretora da CBH, é a chefe de equipe.
O conjunto do Brasil melhor classificado em Buenos Aires terá direito a uma das cinco vagas na equipe brasileira de Lima (caso o país classifique), desde que cumpra as demais exigências da Federação Equestre Internacional (FEI).
Sobre a equipe
Os quatro conjuntos do Time Brasil no CDI de Buenos Aires se qualificaram através da obtenção de índices ao longo da temporada 2018 em CDIs realizados no Brasil.
Dos quatro atletas, dois trazem experiência internacional: João Paulo dos Santos integrou o time medalha de bronze no Pan de Toronto 2015 e a equipe medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos (Odesur) de 2014, no Chile, quando montando Veleiro do Top na disputa individual foi prata no Freestyle e bronze na Intermediária I. Mauro Jr integrou o time no Pan de Guadalajara 2011, no México, quando montando Tulum Comando SN foi o melhor brasileiro na final individual classificando-se em 9º lugar. Estreando internacionalmente estão Yara do Amaral Fernandes e Victor Trielli Ávila que colecionam conquistas no país.
Imprensa CBH