O concurso de adestramento de CADI - Children of the Americas Dressage Invitational - para jovens de 12 a 14 anos , em East Greenwich, EUA, entre 7 a 11/8, foi cancelado ainda em decorrência da pandemia da Covid – 19. O Brasil enviaria uma equipe de quatro concorrentes da categoria Children (mirim) para participar do evento que consiste em dois dias de treino com um treinador americano e dois dias de prova do nível FEI Children e freestyle.
Nessa competição, os jovens estrangeiros recebem cavalos emprestados e todos têm a oportunidade de assistir as aulas das outras equipes. “Consideramos esse evento de grande importância para formação e incentivo de nossas crianças. Após o evento também seria possível que os interessados participassem do “Lendon Grey Youth Dressage Festival” em Nova Iorque (21 a 23/8), destaca Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora de adestramento da CBH. “Ações como essa são uma ótima oportunidade para nossos cavaleiros jovens se acostumarem com provas internacionais e terem a oportunidade de adquirir experiência e conhecimento. Sem dúvida, um projeto muito interessante de intercambio em que temos todo interesse em que nossos jovens participem. Infelizmente teremos que adiar para o ano que vem”, complementa Sandra.
A jovem amazona do Rio de Janeiro Mariana Magalhães, campeã do ranking brasileiro elementar juvenil 2019, estava entre os pré-selecionados para competição nos EUA; img: FEERJ
No início do ano os diretores estaduais foram consultados para indicar possíveis cavaleiros candidatos à vaga na equipe brasileira. As federações Rio de Janeiro e São Paulo responderam indicando: Bruna Ferretti, Luiza Magluta, Isabela Spina, Sophia Carneiro, Mariana Magalhães, Amanda Bahri e Beatriz Arantes, do Rio de Janeiro e Isabela Gomes Galvão Vieira de Morais, de São Paulo. A ideia era definir os quatro integrantes da equipe com base nos resultados dos atletas em provas nacionais em 2019 e primeiro semestre de 2020.
Isabela Gomes Galvão Vieira de Morais, campeã do ranking brasileiro mini-mirim 2019, estava pré-selecionada para competir nos EUA; img: CM
Ações no período de quarentena
Durante o período, a CBH está oferecendo apoio aos seus cavaleiros e amazonas. Semanalmente é colocado no ar um quiz com perguntas referentes ao Regulamento CBH 2020. Na parte de treinamento técnico, em 12/5, os atletas foram convidados a enviar seus treinos em forma de reprises gravadas para avaliação e comentários dos juízes mais experientes do Brasil. A FEI lançou este mesmo modelo de suporte aos cavaleiros internacionais na semana passada.
“Como entendemos que muitos cavaleiros estão aproveitando o momento para corrigir detalhes ou subir os cavalos de nível, estamos abrindo mais um diferencial. Agora além de enviar a reprise para comentário e avaliação do juiz os cavaleiros podem mandar somente um movimento ou sequência de movimentos e estes serão comentados para feedback dos cavaleiros”, explica Sandra, que também aborda as expectativas da retomada dos eventos. “Esperamos que no segundo semestre possamos realizar o Desafio Brasil, Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil de Adestramento, um Concurso de Adestramento Internacional (CDI) e cursos para juízes e stewards tanto nacionais como internacionais.”