A amazona olímpica Giovana Prado Pass, integrante do Time Brasil na Rio 2016, está de volta às competições internacionais de olho em uma qualificação para vaga individual em Tóquio, mas também rumo aos Jogos Equestres Mundiais 2022. Em 7/5, Giovana disputou seu primeiro Grand Prix Internacional com Eleito Plus, um puro sangue lusitano de 12 anos, no Internacional 3* Las Candenas, na Espanha, onde a amazona paulista de 23 anos passou a residir recentemente.
A dupla fechou com bom aproveitamento de 66,848%, mas dessa vez, não computou índice de qualificação olímpica junto ao juiz 5 estrelas. Para qualificação olímpica - MER - minimum eligibility requirements (em inglês) - o conjunto precisa alcançar dois índices olímpicos em um Grand Prix - mínimo de 66% - em eventos diferentes na média final e junto a pelo menos um juiz olímpico FEI5*.
Com o juiz espanhol 4* Mariano Redondo, Giovana e Eleito garantiram sua melhor média: 68,913%. Com juizes 5* Eduard de Wolff van Westerrode da Holanda e a francesa Isabelle Judet, Giovana bateu na trave respectivamente com 65,761% e 65,870%. Com outros dois juízes 4* - Freedy Leyman, da Bélgica, Paula Nysten, da Finlândia, a dupla computou, respectivamente, 67.500% e 66.196% totalizando 66,848% de aproveitamento e o 21º posto na classificação geral. A vitória foi da amazona olímpica espanhola Beatrix Ferre-Sallat montanado Elegance, 75,130%, superando demais 21 conjuntos.
Giovana com Eleito Plus em flash de arquivo em uma competição na nacional na Espanha no início de maio; img: reprodução facebook
Em sua rede social Giovana comemorou: "Estou tão orgulhosa do meu bebê Eleito e também de minha mesma. Em nosso primeiro GP Internacional debutamos com 66.848%, em uma competição de alto nível. Por ser a primeira vez, acho que foi nota incrível, temos muito a melhorar (...). Tive a nota que eu queria e esperava e também queria sentir o Eleito relaxado e tranquilo. Vamos seguir trabalhando para alcançar mais e mais. Agradeço à equipe, família, parceiros e amigos e, em especial, a você Eleito."
Agora Giovana e Eleito Plus devem competir em mais dois Internacionais antes de 21 de junho: Compiègne,27/5 a 30/05, e Le Mans, 17 a 20/06, ambos na França.
Conjuntos brasileiros candidatos a vaga em Tóquio - em todas as modalidades do hipismo - têm índices olímpicos computados entre 01 de janeiro de 2019 e 21 de junho de 2021. No Adestramento, o país tem direito a uma vaga. Até o momento, João Victor Oliva montando Escorial Horsecampline e Pedro Almeida com Xaparro do Vouga estão tecnicamente qualificados para os Jogos Olímpicos no Adestramento. As provas de adestramento em Tóquio acontecem entre 24 e 28 de julho, no Equestrian Park de Tóquio.
Imprensa CBH