O medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico paulista Pedro Manoel Tavares de Almeida, está em atividade na Europa na reta final de qualificação em busca da vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Pedro, 27, integrou o Time Brasil medalha de bronze no Pan Lima 2019, também defendeu o país na Olimpíada Rio 2016 e em duas edições dos Jogos Equestres Mundiais 2014/2018.
Em 22/5, Pedro registrou seu primeiro índice olímpico (mínimo de 66% na média final e junto a um juiz 5*) com sua nova montaria Famous do Vouga Internacional 3* de Adestramento - CDI3* de Abrantes, em Portugal, totalizando 67,587% . Já nessa sexta-feira, 5/6, no CDI3* de Cascais, em Portugual, Pedro e Famous do Vouga, um lusitano de sua 10 anos de criação de sua família, bateram na trave fechando com com a média final de 64,848%.
"O Famous já está há quatro anos na Espanha. Em nosso treinamento ele sai da baia duas vezes ao dia, a gente treina praticamente os mesmos movimentos todos os dias seguindo a mesma rotina na parte da manhã e à tarde ele só caminha a passo", conta Pedro, que recém chegou na Europa.
Pedro com Famous do Vouga, de apenas 10 anos, nova aposta do cavaleiro para as principais competições internacionais, no CDI3* de Abrantes
"Fiquei muito contente com o índice em nossa estreia, fizemos uma prova muito boa. Acho que nosso binômio tem muito futuro, o cavalo é muito bom e a gente ainda pode melhorar bastante nosso desempenho. Agora devo competir em Le Mans na França (16 a 20/6)", conta o cavaleiro.
Para qualificação olímpica - MER - minimum eligibility requirements (em inglês) - o conjunto precisa alcançar dois índices olímpicos em um Grand Prix - mínimo de 66% - em eventos diferentes na média final e junto a pelo menos um juiz olímpico FEI5*. A data limite é 21 de junho e binômio que irá representar o Brasil precisa ser anunciado até 5 de julho, a exemplo das outras modalidades do hipismo nos Jogos.
No Adestramento, o país tem direito a uma vaga. Até o momento, João Victor Oliva montando Escorial Horsecampline e Pedro Almeida com sua outra montaria Xaparro do Vouga estão tecnicamente qualificados para os Jogos Olímpicos no Adestramento. As provas de adestramento em Tóquio acontecem entre 24 e 28 de julho, no Equestrian Park de Tóquio. "O Xaparro também está treinando e antes de eu chegar o meu técnico Jose Antonio Garcia Mena vinha montando ele assim como o Famous do Vouga", explica Pedro.
Imprensa CBH; img: cedida