O medalhista pan-americano e cavaleiro olímpico paulista Pedro Manoel Tavares de Almeida e sua nova montaria Famous registraram o 2º definitivo índice olímpico nessa sexta-feira, 18/6, no Internacional 4* de Le Mans, França.
Pedro e Famous do Vouga fecharam com a boa média 69,609%, garantindo índice olímpico - mínimo de 66% - com os quatro juizes 5* e na média final. O juri foi formado por quatro juizes 5* Bernardo Maurel, Jean-Michel Roudier, ambos franceses, o holandês Eduard van Westerrode, a alemã Ulrike Nivelle, ao lado do juiz 4* Olivier Smeets. Com o resultado, o brasileiro fechou na 12ª colocação, entre 25 conjuntos. A vitória coube ao sueco Patrik Kittel montando Well Don de La Roche CMF com 76,196%.
Pedro, 27, integrou o Time Brasil medalha de bronze no Pan Lima 2019, também defendeu o país na Olimpíada Rio 2016 e em duas edições dos Jogos Equestres Mundiais 2014/2018. Em 22/5, Pedro registrou seu primeiro índice olímpico em sua estreia com Famous do Vouga no Internacional 3* de Adestramento - CDI3* de Abrantes, em Portugal, totalizando 67,587%.
Pedro e Famous do Vouga, um lusitano de 10 anos, executando uma pirueta no CDI de Abrantes, em Portugal
Para qualificação olímpica - MER - minimum eligibility requirements (em inglês) - o conjunto precisa alcançar dois índices olímpicos em um Grand Prix - mínimo de 66% - em eventos diferentes na média final e junto a pelo menos um juiz olímpico FEI5*. A data limite é 21 de junho e binômio que irá representar o Brasil precisa ser anunciado até 5 de julho, a exemplo das outras modalidades do hipismo nos Jogos.
No Adestramento, o país tem direito a uma vaga. Agora João Victor Oliva montando Escorial Horsecampline e Pedro Almeida com Famous do Vouga bem como com sua outra montaria Xaparro do Vouga estão tecnicamente qualificados para os Jogos Olímpicos no Adestramento. As provas de adestramento em Tóquio acontecem entre 24 e 28 de julho, no Equestrian Park de Tóquio.
Imprensa CBH; img: arquivo cedida