O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na terça-feira, 13/7, que o cavaleiro João Victor Marcari Oliva será o primeiro atleta do país a se instalar na Vila Olímpica em Tóquio, a partir de sexta-feira, 16. João Victor Oliva e seu cavalo Escorial Horsecampline, saíram da Alemanha - onde o cavalo cumpriu quarentena em Aachen - rumo a Tóquio.
João Victor Macari Oliva e Escorial Horsecampline, aqui durante qualificativa olímpica em Portugal, já embarcaram rumo a Tóquio ; img: Rui Godinho
Primeira modalidade do Hipismo nas Olimpíadas, o Adestramento começa com o Grand Prix dias 24 e 25 a partir das 05hs no horário brasileiro, define o pódio por equipe no dia 27 no mesmo horário e o pódio individual no dia 29 às 05h30 no Brasil. “Quero trazer de Tóquio o melhor resultado do Adestramento brasileiro em Olimpíadas”, planeja o atleta. A meta a ser alcançada é superar o resultado do primeiro representante do país no Hipismo Adestramento em Olimpíada, o Cel. PM Sylvio Marcondes de Rezende que montando Othelo ficou em 33º lugar nos Jogos de Munique, em 1972. João Victor já traz uma marca importante: em sua estreia olímpica, nos Jogos do Rio, registrou a melhor nota, 68.071% no Grand Prix, em Olimpíadas.
Paulistano de 25 anos, João Victor Marcari Oliva compete desde os 12. Aos 18, foi morar na Alemanha – hoje reside em Portugal – e é filho da campeã mundial e prata olímpica Hortência Marcari e do empresário e criador de cavalos José Victor Oliva.