Após a definição do placar das finais Mini-mirim, Mirim, Pré-junior, o domingo, 14/7, foi dia de decisão do Campeonato Brasileiro da Juventude no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), para as categorias Junior, Young Riders e Pré-mirim. Sagrou-se campeã Junior com verdadeiro show de categoria Daniela Aquino de Arruda Martins, 17, com Zarisma. Veja a seguir os detalhes do páreo dos Juniores que teve armação de pista a cargo do course-designer top internacional Luc Musette.
Daniela Aquino de Arruda Martins e Zarisma: performance perfeita no Brasileiro de Juniores; imagem: Luis Carlos Ruas
Na virada para a prova final, a liderança estava em mãos de Daniela com sua Zarisma desde o início da competição, sem faltas, seguida por Fernando com seu Arriminum, com 5 pontos perdidos (pp). Na prova final, a 1.45 metro e disputada sob dois percursos distintos, Fernando e Arriminum fecharam com apenas um derrube na 2ª volta e 9 pp ao longo da competição - um resultado que lhe garantiu o garantiu o vice-campeonato consecutivo. Já em 2011, Fernando foi campeão brasileiro junior.
Fernando Chiarotto Penteado com Arriminum TW: campeão brasileiro junior 2011, vice-campeão 2012 e 2013; imagem: Luis Carlos Ruas
Já Daniela e Zarisma que zeraram a 1ª volta podiam cometer até duas faltas no 2º percurso e as emoções foram fortes, uma vez que o martingal e peitoral da égua arrebentou ainda no começo do percurso. Mas com muita raça e categoria Daniela não se abalou e acabou cometendo somente 1 falta e 1 ponto por excesso de tempo e o merecido título brasileiro estava garantido. "Eu senti que a égua embraveceu, mas percebi somente na linha final. Foi muito bom, estou muito feliz com o título", garantiu Daniela, que tem inúmeras conquistas nas demais categorias de base, mas esse foi seu primeiro título brasileiro individual.
Daniela no alto do pódio com Luis Roberto Giugni, presidente da CBH, seu pai Sr. Martins e Constantino Scampini, titular do Helvetia Riding Center e diretor das categorias de base da CBH
Sempre competitivo, o premiado cavaleiro Goiás que treina em São Paulo Alberto Bento Sinimbu com GR Armani também fechou a prova final com somente uma falta e totalizando 14 pp ao longo do campeonato garantiu a medalha de bronze.
A premiada dupla Alberto Bento Sinimbu e GR Armani em clique perfeito por Luis Carlos Ruas
O Campeonato Brasileiro também serviu como última seletiva e observatória dos Juniores para formação dos times Brasil rumo ao Campeonato Americano da Juventude para as categorias Mirim, Pré-junior e Junior e Sul Americano de Young Riders além de uma série paralela para os Pré-mirins que acontece em Rosario na Argentina, entre 17 e 22 de setembro. A lista definitiva de convocados deve ser anunciada no dia 22/7 pela Confederação Brasileira de Hipismo.
Campeã Daniela Aquino de Arruda Martins / Zarisma - FPH - 5 pp
Vice Fernando Chiarotto Penteado / Arriminum TW - FPH - 9 pp
3º Alberto Bento Sinimbu / GR Armani - FHGO - 14 pp
4º Bianca de Souza Rodrigues / Abernante - FPH - 17 pp
5ºE Alberto Bento Sinimbu / Qocrette du Banney - FHGO - 20 pp
5ºE Pedro Moura Carvalho / Royal Flow HV - FHMG - 20 pp
Resultado completo - clique aqui.
Fonte: Carola May ; imagens: Luis Carlos Ruas - encomendas: lcruasfotografia@gmail.com e Brasil Hipismo