As séries Internacional Big Tour com as reprises Grand Prix e Grand Prix Special e Small Tour com St George, Intermediaria I e Freestyle Intermediaria I definiram, respectivamente, os campeões brasileiros Senior Top (rendimento máximo) e Senior, entre 10 e 12/11, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. A disputa aconteceu concomitantemente com o Brasileiro para Amadores e Jovens Talentos, Taça Brasil voltada a profissionais, Taça Brasil voltada a profissionais, Cavalos Novos e Desafio Brasil. Todos os concorrentes das séries Internacionais vieram de São Paulo.
O Grand Prix - a exemplo de outros dois internacionais realizados na Sociedade Hípica Paulista na São Paulo na temporada 2017- foi válido como qualificativa técnica para os Jogos Equestres Mundiais, festa maior do hipismo mundial que acontece a cada quatro anos e chega a sua 8ª edição, entre 11 e 23 de setembro de 2018, em Tryon, na Carolina do Norte (EUA). O cavaleiro olímpico Leandro Silva e Dicaprio levaram a melhor tanto no Grand Prix na sexta-feira, 10, como no GP Special, no domingo, 12.
Leandro Silva que comemorou o bicampeonato brasileiro Senior Top e qualificação para o Mundial em flash com Rodolpho Figueira de Mello, presidente da FEERJ, e Sandra Smith de Oliveira Martins, juiza internacional e diretora CBH; img: Renata Milani
No Grand Prix, Leandro e DiCaprio registraram que registrou a média final de 67,740% e índice de 68,700% com o juiz oficial 5* holandês Eddy de Wolf, resultado que lhe garantiu a qualificação técnica para os Jogos Equestres Mundiais 2018. Lembrando que o índice mínimo de qualificação para o Mundial exigido pela Federação Equestre Internacional (FEI) é de 66% na média final e de um juiz oficial nível 5*, no mínimo em dois Grand Prix. Formaram o juri ao lado de Wolf, os argentinos Cesar Lopardo Grana e Sandra Smith de Oliveira Martins, também diretora de Adestramento da CBH, a mexicana Mercedes Campdera, o chileno Max Piraino Lyon e a juiza top brasileira Claudia Mesquita.
O grupo de juizes reunido na Hípica Brasileria, Cesar Grana, Claudia Mesquita, Eddy de Wolf, Mercedes Campdera, Max Piraina e Sandra Oliveira Martins; img reprodução facebook Cesar Grana
Já no Grand Special, Leandro e Dicaprio, dupla integrante do Time Brasil medalha de prata e 6º individual no Pan 2015, fechou com o expressivo índice de 69,373% e a média final de 68,557% e bicampeonato brasileiro senior top 2016/2017. Com esse resultado, o cavaleiro que já disputou três Pan-americanos em 2003, 2011 e 2015 e a Olimpíada 2000 está tecnicamente habilitado para fazer sua estreia em Jogos Equestres Mundiais.
Após um final de semana de ouro, Leandro só tem a comemorar; img: Marianne van Cleef
Sagrou-se vice-campeão Pedro Tavares de Almeida, integrante do Time Brasil na Rio 2016 e campeão brasileiro senior top 2015, com sua nova montaria Aoleo com um 3º e um 2º luar totalizando a média final 65,693%. Em 3º lugar chegou o experiente cavaleiro Mauro Pereira da Silva Junior montando Banzai AMM, dupla vice-campeã brasileira Senior Top 2016, com a média final de 63,292%.
Pedro com sua treinadora Marianne van Cleef; img: arquivo pessoal
A série Small Tour foi válida como observatória para o Campeonato Sul Americano - Odesur 2018 em Cochabamba na Bolívia, entre 26 de maio a 8 de junho, mas que a exemplo das outras modalidades olímpicas do hipismo - Salto e Concurso Completo - deve ocorrer em outro local a ser definido em breve.
Quem faturou o título foi Mauro Pereira da Silva Junior com Don Enrico AMM que foi 4º colocado na St George, 1º na Intermediaria I e 2º no Freestyle Intermediaria fechando com a média final de 66,508%.
O campeão brasileiro Senior Mauro em flash com sua equipe ; img: reprodução facebook
Logo atrás, 66,445% de média na soma das três provas, aparece o vice-campeão Rodrigo Evangelista apresentando Colosso do Azeredo, que teve ótima atuação em sua estreia nessa série, respectivamente, com dois primeiros lugares e um 2º na sequência dos três dias de competição. Destaque também para o desempenho do cavaleiro amador Gabriel Tuccile Braga, treinado pelo top Leandro Silva, que apresentando Laurentio foi o grande vencedor em sua estreia em um Freestyle Intermediaria I, 67,240%, chegou em 2º St George e foi 4º na Intermediaria I fechando o Campeonato em 3º lugar com média final de 65,878%.
Vencedores do Freestyle I, Gabriel, 1º, Rodrigo, 2º, e Mauro, 3º; img reprodução facebook Gabriel Braga
Brasileiro Senior Top - 3 conjuntos
Campeão Leandro Silva / Dicaprio - FPH / Brasil - 68,557%
Vice Pedro Tavares de Almeida / Aoleo - FPH / Brasil - 65,693%
3º Mauro Pereira da Silva Junior / Banzai AMM - FPH / Brasil - 63,292%
Brasileiro Senior - 5 conjuntos
Campeão Mauro Pereira da Silva Junior / Don Enrico AMM - FPH - 66,508%
Vice Rodrigo Evangelista / Colosso do Azeredo - FPH - 66,445%
3º Gabriel Tuccile Braga / Laurentio - FPH - 65,878%
Imprensa CBH - C.May