Em semana movimentada, com direito a 29 provas de 1.10 a 1.60m, GP válido como seletiva para o Odesur 2026 e ranking Senior Top, festa junina, a Hípica Paulista promove seu mais antigo Concurso Hípico, que nasceu há 55 anos com o nome de Torneio Pão de Açúcar. José Roberto Reynoso, líder do ranking brasileiro Senior Top, é o único que pode garantir o tetra.
Esta semana, de 17 a 21/6, o Concurso de Salto Nacional 5* JHSF – 55ª Copa São Paulo, mais antigo concurso hípico da Sociedade Hípica Paulista, reúne a elite do hipismo. Ao todo serão disputadas 29 provas, de 1 a 1.60m, com premiação total de 540,5 mil reais. A principal disputa é o GP Troféu Perpétuo Roberto Luiz Joppert, a 1.60m, no sábado, 20/7, válido pela 5ª Etapa do ranking brasileiro Senior Top e 4ª observatória para o Odesur – Sul-americano 2026.
A liderança do ranking brasileiro Senior Top, após 4 de 10 etapas, está com José Roberto Reynoso Fernandez Filho, 149 pontos, Stephan Barcha, 140 pontos, Artemus de Almeida, 134 pontos, e Guilherme Foroni, 114 pontos. Na seletiva para o Odesur, Ivo Roza Filho e Ricardo Coelho Junior estão empatados em 1º lugar, com 8 pontos perdidos (pp), e José Reynoso vem em 3º, com 14 pp. O GP da Copa São Paulo é a penúltima seletiva para o Odesur 2026, em setembro, na Argentina. A última será o Campeonato Brasileiro Senior Top, em Brasília, de ??. O vencedor da seletiva e o campeão brasileiro (ou vice, se for o mesmo vencedor da seletiva) garantem vaga no Time Brasil, e as outras três vagas serão preenchidas conforme critério da comissão técnica.

Entre os pontos altos da competição também estão a sempre concorrida Copa Ouro, a 1.40m, na sexta-feira, 19, e o Clássico Troféu Raul de Lara Campos, a 1.45m, no domingo, 21, a partir das 15 horas. Amadores, masters e jovens talentos prometem protagonizar boas disputas nas séries de 1.10 a 1.40m.
Além dos líderes do ranking, com exceção de Stephan Barcha, que está em atividade na Europa, estarão a postos nas principais disputas Felipe Juares, José Luiz Guimarães de Carvalho, Caio Carvalho Filho, Gabriel Kayan, Gabriel Gouveia, Francisco Musa, as amazonas Monique Busato e Gabriela Sperb, entre outros.
No sábado, 20, a partir das 17 horas, tem Festa junina, com show da dupla sertaneja Matheus & Cristiano, que antecede o jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.
Sobre a Copa São Paulo, antigo Torneio Pão de Açúcar, e histórico de campeões
A Copa São Paulo, antigo Torneio Pão de Açúcar, é o mais antigo concurso da Sociedade Hípica Paulista e foi pioneiro no país ao instituir premiação em espécie. O maior vencedor na história da Copa São Paulo é o campeão pan-americano José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete (in memoriam), hexacampeão do GP na mesma competição (então denominada Torneio Pão de Açúcar), em 1975, 1976, 1978, 1980, 1982 e 1983, além de campeão na classificação geral em 1975, 1977, 1978, 1980, 1982 e 1990.

Há 15 anos, desde 2010, a cada edição da Copa São Paulo, a Sociedade Hípica Paulista homenageia Joppert com o Troféu Perpétuo Roberto Luiz Joppert, em que o campeão do GP tem seu nome inscrito e leva uma réplica do troféu para casa, enquanto outra réplica é destinada ao proprietário do cavalo campeão. Falecido precocemente em 2009, aos 62 anos, Roberto Luiz Joppert, o Bob, colecionou títulos nacionais e internacionais, entre eles, o bicampeonato do GP Pão de Açúcar em 1973/1974 (atual Copa São Paulo).

Os últimos cinco campeões foram, respectivamente, Charlie Bays montando Ninety Stone Pullman, em 2025; Guilherme Foroni com Come On VD Braembeier Z, em 2024, Lucio Osório e Schweinsteiger, em 2023, Stephan Barcha com Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, em 2022 e Cleison Souza montando MSC Dom da Essência, em 2021. José Roberto Reynoso Fernandez Filho, tricampeão em 2014/2015/2016, é o único que pode conquistar o tetra.
Imprensa CBH com infos: SHP; fotos: Oxxer Media e acervo histórico